Vegetação

   
                                                  Vegetação (Restinga)


   Existe uma grande riqueza de habitats em Cabo Frio, desde extensas restingas e altas dunas até grandes lagunas e depósitos aluviais, maciços costeiros das penínsulas de Armação de Búzios e Cabo Frio e serras mais acidentadas como a de Sapiatiba. A extensa planície marinha de Massambaba separa a laguna de Araruama do mar, apresentando um sistema duplo de cordões arenosos, sobreposto por um campo de dunas, de orientação nordeste-sudoeste e não raramente ultrapassando 20m de altura. As planícies aluviais mais expressivas da região estão localizadas nas bacias dos rios Una e São João. Próximo à Serra das Emerenças, ocorrem depósitos arenosos de origem colúvio-aluvial. 

   O Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio engloba principalmente formações de restinga, da mata atlântica e do tipo arbóreo-baixo que recobre os maciços litorâneos compreendidos entre Arraial do Cabo e Armação de Búzios, bem como mangues e ambientes inundáveis (brejos e margens de lagoas). Possui uma rica flora com interessantes ligações fitogeográficas e diversas espécies endêmicas.

   As formações vegetais das restingas e dunas da região variam de herbáceas e rasteiras na beira da praia até florestais nos cordões arenosos mais antigos, incluindo a tipica formação arbustiva aberta das dunas de Massambaba, Dama Branca e Peró. As duas remanescentes de mata de restinga (não inundada ou seca) mais bem preservadas na região são encontradas em Jacarepiá, na extremidade oeste da restinga de Massambaba, e na Estação de Rádio da Marinha, próximo ao rio Una. A primeira, alem de ser habitat do mico-leão dourado, abriga diversas espécies da flora endêmcias as restingas fluminenses (e.g., Algernonia obovata, Calathea dorothyae, Neoregelia eltoniana, Serjania fluminensis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário