Poetas Cabofrienses

   POETAS CABOFRIENSES


     Vamos hoje falar dos poetas Cabofrienses , dentre eles estão dois de suma importância e reconhecimento: Victorino Carriço e Teixeira e Souza. Victorino Carriço. Poeta, foi membro da Academia Cabofriense de Letras e fundador do E.C Brasil. Nasceu em 29 de julho de 1912 e morreu em 20 de maio de 2003. Lançou quatro livros de poesias, são eles:   Mar e Amar, Vidas Mortas, Se voltares... e a coletânea dos três livros juntos lançado em 1997.     Outro poeta que teve grande importância e reconhecimento foi o famoso: Antônio Gonçalves Teixeira e Souza. Nascido em Cabo Frio em 18 de Março de 1812, autodidata vindo de família pobre, exerceu  o ofício de carpinteiro na cidade do Rio De Janeiro até 1930. Nesse período escreveu vários poemas líricos, tento após 1843 dedicando –se ao romance.
     Teixeira e Souza foi pioneiro  na luta literária pela independência no Brasil XIX, percuso no período romancista, embora  considerado por R Magalhães Jr, descuidado brilhou nos meados do século XIX, tornando se admirado e elevado ao cume da literatura brasileira.
     Considerado um poeta artesão por Silvio Romero, autor da história da Literatura Brasileira, era um homem ativo , inteligente e desejoso da glória que foi conquistada na literatura , poesia e romantismo.    Teve seus primeiros romances  editados pelo famoso editor Francisco De Paula Brito. Era componente da  roda dos homens de letra constituído por Justiniano José da Rocha, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias,Machado Dias, Casimiro de Abreu e entre outros.    Teixeira e Souza é também autor de poemas trágicos , épicos , líricos e obras literárias como O Filho do Pescador, Tardes de um pintor, Os três dias de um noivado,Intrigas de um jesuíta, Gonzaga ,Conjuração de Tiradentes, A providência , Maria , A menina roubada, A fatalidade de dois jovens, Cornélia, O Cavaleiro Teutônico, e a Independência do Brasil.    Fascinado por Cabo Frio  sua cidade natal ,descreve em detalhes ( A providência) , costumes, tradição e os hábitos sócio- religiosos das pessoas de sua região e cantigas e danças populares de seu tempo de jovem na cidade.    Em 1855, volta ao Rio ,exercendo o cargo de      Escrivão Do Comércio Do Rio De Janeiro,falecendo no ano de 1861.    Convém lembrar que além desses dois poetas de suma importância , Cabo Frio tem também outros poetas como: Waldemir Terra Cardoso , poeta Cabofriense, José Casimiro poeta e membro da Academia de Letras Cabofriense, Lindberg Brito escritor e membro da Academia de Letras Cabofrienses, Lenita Teixeira  poeta Cabofriense, e Mano Melo ,poeta e ator.



Nenhum comentário:

Postar um comentário