Fenômeno da Ressurgência



Fenômeno da Ressurgência


   Este cabo foi chamado de Cabo Frio devido as baixas temperaturas das águas do mar neste ponto do litoral. Essas águas frias são resultado de um fenômeno natural conhecido como RESSURGÊNCIA, que ocorre em raros pontos dos oceanos da terra. Em Arraial do Cabo, a ressurgência ocorre como resultado da ação dos ventos do quadrante leste/nordeste aliado ao movimento de rotação da terra, que Provoca o afastamento das águas quentes da Corrente do Brasil que descem pela costa do nordeste em direção ao sul. Quando essas águas afastam-se da costa, há uma subida das águas frias da Corrente das Malvinas que correm em sentido contrario as águas do corrente do Brasil ou seja, se deslocam do sul em direção ao nordeste.

   Este fenômeno arrasta os nutrientes que repousam no fundo até as camadas iluminadas do mar. No fundo, na ausência de luz, esses nutrientes são inertes. No entanto, quando atingem as camadas iluminadas, são utilizados pelas algas microscópicas, através da fotossintese, e provocam uma " explosão " das microalgas ( o fitoplancton ) que são o inicio da cadeia alimentar marinha. Essas microalgas abundantes se constituem em alimento dos pequenos animais marinhos ( zooplancton ) que crescem mais rapidamente servindo de alimento para peixes pequenos que vão alimentar os peixes maiores e assim sucessivamente, até os peixes grandes, de valor comercias. Por este motivo Arraial do Cabo é rico em pescado. A ressurgência portanto, fertiliza o mar.

   A ressurgência tem seu ponto central na Praia do Focinho na ilha de Cabo Frio, mais conhecida como Ilha do Farol e tem uma área de influência que atinge ao norte o município de Macaé e ao sul do município de Mariá, transformando essa região num dos maiores pólos pesqueiros de Estado do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil.

   Esta situação geográfica particular propicia uma grande alternância de correntes marinhas ( em direções diversas e sempre mudando ) e também uma grande diversidade de espécie vegetais e animais. Aqui temos a ocorrência de espécies que vivem tanto no litoral sul como no litoral norte sendo considerado como limite geográfico dessas espécies.

   Quando os ventos mudam, como a chegada da frente fria ocorre o fenômeno inverso, chamado SUBSIDÊNCIA que é descida das águas frias da Corrente das Malvinas com o retorno das águas quentes da Corrente do Brasil. Como aqui os ventos predominantes são os do quadrante leste/nordeste, a situação mais freqüente é a de RESSURGÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário