Formação das dunas


 COMO SE FORMAM AS DUNAS


    As dunas são formadas a partir da ação de ventos constantes numa direção principal sobre a areia das praias. O mar traz mais areia para a praia do que pode levar de volta. Assim, a areia que sobra forma as dunas. É preciso, também, que exista um local onde as areias possam se acumular, num ambiente de pouca chuva.




                                                                 TIPOS DE DUNAS


    Os geólogos (profissionais que estudam a evolução da Terra e da vida que se desenvolve sobre ela) vêm estudando Cabo Frio na busca de identificar o comportamento dos campos de dunas, verdadeiros laboratórios naturais, capazes de fornecer as informações sobre como, durante milhares de anos, se formou a paisagem que hoje observamos.


    As dunas podem ser de dois tipos: estacionárias (fixas) e migratórias (móveis). As dunas fixas tornam-se estáveis por vários fatores, sendo que o principal deles é o desenvolvimento de vegetação. As dunas móveis apresentam uma maior movimentação dos grãos de areia. Sua migração é causada pela grande intensidade dos ventos, formando campos de dunas móveis, que se deslocam mesmo encontrando obstáculos.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário